Uma dose diária de…maçã

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

O ditado popular: An apple a day keeps the doctor away (uma maçã por dia mantém você longe do médico) deve ter algum fundo de verdade, já que faz parte da cultura americana há mais de 100 anos. Durante muito tempo, várias culturas valorizaram as maçãs por suas propriedades nutricionais e várias pesquisas confirmam os benefícios para a saúde associados à essa frutinha.  A mamãe do Pequeno Gourmet, Camila, procura incluir esta fruta no cardápio da família de diversas maneiras: in natura, purê (um bom acompanhamento para carnes, principalmente a de suíno), sucos e compotinhas.

Casca poderosa

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell , nos Estados Unidos mostrou que a casca de maçã tem componentes que inibem o crescimento de células cancerígenas . Não se esqueça de higienizar bem a fruta antes comer e oferecer para as crianças!

Dica: incluir na lancheira

Longe do colesterol

Além de melhorar o sistema imunológico e combater o crescimento de alguns tipos de câncer, as maçãs também ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e a prevenir doenças cardíacas. O fato de possuir mais de 80% de água e uma longa linha de vitaminas essenciais, torna esta fruta um dos alimentos mais saudáveis disponíveis.

Receita: Muffin de maçã com canela

Os dentinhos agradecem!

Há muito tempo se diz que a maçã é a escova de dentes da natureza. Embora comer maçã não limpe os dentes, morder e mastigar a maçã estimula as gengivas, reduz as cáries ao diminuir o nível de bactérias na boca e a doçura da fruta aumenta o fluxo de saliva.

Dica: Organize um piquenique

Faz bem para cuca

Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que os nutrientes nas maçãs podem proteger os neurônios do cérebro contra o dano oxidativo, o que contribui para doenças como  Alzheimer e Parkinson. Os cientistas acreditam que um determinado composto de maçã chamado quercetina pode ser responsável por esse efeito protetor.

Receita: Maçãs com canela do Alladim

Ajudinha para as futuras-mamães

A maçã ajuda a respirar mais facilmente. Os antioxidantes dessa fruta ajudam a proteger os pulmões contra asma, bronquite e enfisema. Em um estudo, as mulheres que relataram comer maçãs durante a gravidez reduziram o risco de asma em seus filhos.

Receita: Iogurte com compota de maçã e farofa de castanha

Veja mais:

A frutose, o açúcar da fruta, pode fazer mal às crianças?

O livro que virou uma salada de frutas

O jeito certo para congelar as frutas para as crianças

 

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER