EM DESTAQUE

FONTE DA JUVENTUDE - Trailer from Pindorama Filmes on Vimeo.

O que tem no prato do brasileiro?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Para a tristeza do Pequeno Gourmet, pouco papá saudável! É o que mostra o documentário “Fonte da Juventude”. Andando pelos quatro cantos do Brasil, o grupo Novos Urbanos e o diretor Estevão Ciavatta mostram que frutas, legumes e verduras desapareceram da mesa de muitas famílias do nosso país e que é essa a principal causa da obesidade.

Desnutrição x obesidade

O problema das pessoas que estão muito acima do peso é tão grave que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que já chegamos à primeira geração de crianças com a expectativa de vida menor que a dos pais. E isso pode acontecer principalmente por causa de uma alimentação baseada em produtos industrializados. Hoje, os casos de sobrepeso no mundo entre adultos e crianças crescem mais do que os de desnutrição. E o pior, a obesidade mata tanto quanto a fome.

Como podemos mudar esse quadro?

O filme mostra que a melhor solução para combater a obesidade em diferentes classes sociais é apostar na biodiversidade: saber que existem inúmeras receitas e muitos alimentos saudáveis, que vêm direto da terra e a gente nunca experimentou. No Pequeno Gourmet apoiamos essa ideia e pensamos que a questão vai além do pratinho do seu filhote. Alimentar-se de maneira saudável é conhecer bem aquilo que se come (como a época da melhor safra, por exemplo), ajudar o meio ambiente (dar preferência aos orgânicos) e tornar a saúde dos nossos filhos cada vez melhor. Vamos, juntos, mudar essa situação?

Veja mais:

O estilo de vida associado à obesidade infantil

Quando a publicidade influencia a má alimentação

Cinco maneiras de combater a obesidade infantil

 

iconComentários