Sopa de batata recheada

Postado por Mamãe

Sopa de batata recheada

* Para deixar esta receita apta para os bebês e ainda assim, alimentar os papais, abandone o bacon e refogue os legumes em azeite. Use caldo feito em casa ou substitua por água. Faça como eu, dispense o creme de leite, colocando leite de vaca (só para bebês acima de um ano), fórmula ou leite materno para os menores e dependendo de quem, também, for degustar a sopinha. E por último, deixe para temperar com sal e pimenta depois de servir a porção do bebê.

Prep: 10minCook: 30min
Rendimento: Papai, Mamãe e filhote

Ingredientes

220g de bacon em cubinhos ( utilizei um pouquinho menos e como não tinha bacon, coloquei costelinha defumada descartando toda gordurinha)
1/2 cebola em cubinhos
1/2 cenoura descascada e em cubinhos
1/2 xíc. de salsão picado
2 batatas baraka descascadas e em cubinhos ( Confesso que nunca tinha ouvido falar desta variedade de batata, logo, eu não tinha em casa. Então dobrei a quantidade do próximo ingrediente)
2 batatas Asterix descascadas e em cubinhos
2 col. sopa de farinha de trigo
1 xíc. de caldo de galinha ou vegetais
sal e pimenta a gosto
2 xíc. de creme de leite (não tive coragem, então coloquei uma xícara de leite)

Modo de preparo

Aqueça uma panela em fogo médio, coloque o bacon e deixe ele ficar crocante na própria gordura. Retire o bacon e coloque para escorrer em papel toalha. Se preferir, reserve um pouquinho para a hora de servir.

Na gordura do bacon, cozinhe a cebola, a cenoura e o salsão, até as cebolas ficarem transparentes. Adicione as batatas e cozinhe por [timer length=7]7 minutos[/timer], mexendo de vez em quando.

Adicione a farinha e mexa, abaixe o fogo e continue mexendo por, aproximadamente, uns [timer length=7]5 a 7 minutos[/timer], até que dê uma engrossada. Junte o caldo e o bacon. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Aumente um pouco o fogo e deixe cozinhar por uns [timer length=25]25 minutos[/timer] ou até as batatas ficarem macias. Amasse um pouco das batatas para deixar a sopa mais cremosa e adicione o creme de leite e deixe cozinhar por mais uns [timer length=5]5 minutinhos[/timer].

Se a sopa ficar muito grossa, coloque um pouquinho mais de caldo ou água.
Se preferir, adicione as guarnições.

Opções de guarnições: cebolinha picadinha, pedacinhos de bacon, creme azedo (sour cream), queijos cheddar e/ou Monterey Jack ralados. Optei pela cebolinha e emmental ralado.

coracao Mamãe

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal