Algumas indicações para a hora de amamentar

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

O bebê chegou em casa e é hora de amamentar! Muitas mamães aprendem na maternidade ou com a própria mãe ou avó qual é a melhor maneira de fazer o filhote receber o leite materno. E para dar uma ajudinha a mais, o Pequeno Gourmet conversou com a Dra. Márcia Lika Yamamura, pediatra e acupunturista do Center AO (Centro de Pesquisa e Estudo de Medicina Chinesa Acunpuntura-SP), que deu dicas valiosas para esse momento:

O leite da mamãe é o mais nutritivo: o bebê deve receber de preferência o leite materno. Ele  contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do pequeno nessa fase. As fórmulas só são indicadas para aquelas mamães que não têm leite suficiente (a ponto de prejudicar o ganho de peso da criança), em caso de mastites (inflamações e infecções na mama) ou mamilos que prejudicam a amamentação e alergias.

Ambiente ideal e muito amor: é importante buscar um lugar calmo, com luminosidade adequada e pouco barulho na hora de amamentar o bebê. Deixe as distrações e o celular de lado neste momento. A amamentação também é um momento de vínculo entre a mamãe e o neném. Tenha sempre muito carinho, cuidado, zelo, proteção e amor nessa hora!

Posição certa: a posição correta interfere na quantidade de ar que o bebê engole ao ser amamentado. A mais adequada é a chamada “cavaleiro”, onde o bebê fica quase sentado de frente para a mamãe.

Quanto leite o bebê quiser: o aleitamento deve ser de livre demanda, ou seja, sempre que o neném quiser. Isso acontece, porque o aparelho digestivo do bebê é imaturo e pequeno. Logo ao nascer, o estômago da criança comporta de 5 a 7 ml de líquido e tem o tamanho equivalente ao de uma cereja pequena. Na primeira semana de vida, esse número sobe para 45 a 60 ml, com o estômago que se assemelha a uma ameixa. A partir do segundo mês cabem de 80 a 150 ml e o tamanho é igual ao de um ovo. É comum também que nos dias mais quentes, o bebê peça mais o leite materno para se hidratar mais.

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER