O arroz proibido

Postado por Mamãe

Na hora de fazer a minha malinha para voltar para Miami, resolvi de última hora incluir um item na bagagem, um pacotinho, já aberto, de arroz negro. Quando abri o armário da cozinha para ver se estava esquecendo de alguma coisa do Santiago, não resisti e com um friozinho na barriga de quem sabe que está fazendo coisa errada, escondi o tesouro sob as minhas roupas. É claro que se a minha mala fosse aberta da alfândega americana, havia o risco desta delícia ir parar na lixeira.

Essa minha pequena infração poderia ter me custado a vida se tivesse sido praticada na China Antiga, já que esta variedade de arroz de sabor amendoado, produção escassa e repleto de nutrientes era de consumo exclusivo dos imperadores. E é por essa razão que ele ficou conhecido como “arroz proibido ou forbidden rice”, sendo chamado assim até os dias de hoje, inclusive aqui nos EUA. Óbvio que isso dificultou a minha busca por essa delícia em terras estadunidenses e fez com que eu importasse clandestinamente a minha própria caixinha. Afinal black rice, ou arroz negro, por aqui é o nosso arroz selvagem.

Desfeita a confusão de nomenclatura e com o pacote são e salvo no armário, resolvi preparar uma surpresa para o maridão que adora a combinação de arroz, strogonoff e batata. Na minha versão Pequeno Gourmet, o arroz era o “proibido, strogonoff de frango com creme de ricota e batata doce assada. Neste caso fica confirmado que o proibido é mais gostoso, inclusive para o nosso pequeno imperador que desde um ano e meio se lambuza nesta ilegalidade.

photo-6Café da manhã: Cereal Cheerios com leite
Almoço: Arroz negro, strogonoff de frango com creme de ricota e batata doce assada
Suco: Melancia com morango
Sobremesa: Abacaxi
Lanche da tarde: Sanduíche de pão integral com queijo e pepino em conserva e água de coco
Jantar: torta de liquidificador de ricota, tomate e orégano e saladinha de folhas verdes ( guardei um pedacinho da torta para a marmitinha do Santiago do dia seguinte)
Suco: água de coco
Sobremesa: laranja
Ceia: iogurte

photo 1
Marmitinha do Santiago: Torta de ricota, brócolis no vapor e kiwi para a sobremesa

The forbidden rice

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER