O que é “burrata”, mamãe?

Postado por Mamãe

Quem já acompanha o Pequeno Gourmet sabe que eu adoro receitas práticas com ingredientes fáceis de trabalhar, que possa ser servida para toda a família e ainda impressionar as visitas.

Pois bem, a burrata se encaixa perfeitamente na descrição acima. Um verdadeiro curinga na cozinha e presença constante no nosso cardápio. Por isso, eu não esperava a pergunta do filhote quando anunciei o nome do prato para os vizinhos brasileiros que vieram nos visitar: “O que é burrata, Mamãe? É ovo?

Achando graça da comparação, percebi que era a primeira vez que eu servia a iguaria inteira no centro do prato, sem partí-la. Daí a confusão!!

Embora o Santiago tivesse ficado satisfeito com a explicação dada (é aquele queijinho que você gosta), a Mamãe resolveu explorar um pouquinho mais o assunto para ampliar os seus conhecimentos culinários.

Acabei descobrindo que a burrata é um queijo de origem italiana e que o seu nome é derivado da palavra burro, que significa manteiga. Extremamente cremosa, a burrata deve ser consumida fria, pois o calor faz com que ela se desmanche e com que o creme de leite presente na sua composição acabe se transformando em gordura saturada. O ideal é serví-la como antepasto ou compondo uma deliciosa salada.

Aqui em casa, a nossa combinação predileta é com tomates, manjericão fresco, um bom azeite de oliva e torradinhas! Capisci?

-Capisco, Mamãe!!!

 

 

 

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

http://pequenogourmet.com.br/receitas/burrata-com-tomate-e-manjericao/