Que alimentos influenciam no soninho das crianças

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Quer garantir uma boa noite de sono para o filhote? Cuide da alimentação dele! O que as crianças comem pode fazer a noite ser mais tranquila ou indigesta. Para mostrar como a alimentação é uma aliada do soninho gostoso e reparador, o Pequeno Gourmet mostra as dicas da nutricionista Fernanda Saccoletto:

Tempo certo

Nossas avós já diziam que não faz bem dormir logo depois do jantar. E o velho conselho tem muita serventia! Os pequenos que comem e vão direto para a cama podem sofrer com refluxo durante a noite. Mesmo não sendo todas as crianças que são suscetíveis a isso, é bom garantir e alimentá-las duas horas antes de dormir, para deixar a digestão trabalhar direitinho . Se por algum imprevisto, o jantar foi dado um pouco antes de dormir, é indicado colocar um travesseiro mais alto para o filhote. 

Amigos do sono

Alguns alimentos são mais indicados para a última refeição das crianças, por serem considerados leves e com nutrientes que ajudam a melhorar o sono:

Leite: muita mamãe tem o costume de dar um copo de leite para o filhote antes de dormir. De acordo com a nutricionista, essa pode ser uma boa ideia para melhorar a qualidade do sono. Por ser rico em triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina e, consequentemente o bem-estar.

Banana: além de ser uma ótima fonte de potássio, a banana também ajuda na produção de serotonina, melhorando a qualidade do sono.

Aveia: o ingrediente, que pode ser servido com frutas, é uma boa fonte de triptofano e ajuda a melhorar o sono contínuo, sem as acordadas no meio da noite.

Arroz integral: essa versão do arroz, conserva mais nutrientes, é uma boa fonte de carboidrato e ainda tem melatonina e  serotonina, que contribuem para o descanso tranquilo.

Salmão: o peixinho que costuma agradar bastante os pequenos é uma boa pedida para o jantar! Com a presença da vitamina B121, o triptofano acaba convertendo-se mais facilmente em serotonina e garante uma boa noite de sono.

Maracujá: o efeito calmante da frutinha ajuda bastante o pequeno a relaxar antes de ir dormir.

Evite: evite frituras e gorduras, cafeína, doces e chocolates. Esses são alimentos estimulantes e considerados mais pesados para noite.

*O Pequeno Gourmet recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no Portal

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER