Por que o bebê deve arrotar depois de mamar?

Muitas mamães escutam quando estão amamentando que o bebê deve arrotar depois de cada mamada. Mas, porque essa necessidade? O que acontece se o bebê não arrotar? Existe uma melhor posição? Procurando respostas para essas questões o Pequeno Gourmet conversou com a pediatra e acupunturista do Center AO (Centro de Pesquisa e Estudo de Medicina Chinesa Acupuntura-SP), Dra. Márcia Lika Yamamura:

Pequeno Gourmet: Todo bebê precisa arrotar depois de cada mamada?

Dra. Márcia: Sim, é importante arrotar. Quando o bebê engole ar na mamada, esse ar fica dentro do estômago, ocupando lugar e dando a sensação de saciedade, mesmo se o bebê mamou pouco leite. É por isso que alguns bebês que mamam a toda hora às vezes continuam com fome. Vale lembrar que, se o bebê não engolir ar, ou engolir muito pouco, ele não irá arrotar. Por isso, antes da mãe se preocupar, é bom prestar atenção se o bebê engoliu ar ou não durante a mamada.

Pequeno Gourmet: E como é possível perceber se o bebê engoliu ar durante a mamada?

Dra. Márcia:  Prestando atenção a cada mamada em relação ao tempo, a maneira que o bebê pega no peito e na sucção. Aos poucos, a mãe consegue ir conhecendo o ritmo do seu filho. Mas, objetivamente, o parâmetro para se observar é o ganho de peso, por isso é sempre bom consultar o pediatra.

Pequeno Gourmet: Qual é o risco que o bebê corre se não arrotar depois da mamada?

Dra. Márcia:  Não arrotar significa que o ar (se ele entrou) estará preso no estômago do bebê. Isso pode facilitar cólicas e o retorno de conteúdo de leite à boca. Por isso, a orientação é deixá-lo na posição mais vertical possível. Ou sentado com auxílio ou apoiado no colo da mãe até arrotar, tendo o cuidado de não comprimir (apertar) a barriga e o estômago dele, o que certamente pode causar a volta do leite. Vale lembrar que nem sempre o arroto é audível, ele pode ser silencioso e breve, e que arrotar não é obrigatório, mas deixar o bebê na posição mais vertical para que ele possa eliminar o ar que engoliu, sim.

Pequeno Gourmet: Até que idade o bebê deve arrotar depois de mamar no peito ou na mamadeira?

Dra. Márcia:  O estômago do bebê, após o primeiro mês, já acomoda mais volume, mas ele ainda está iniciando a coordenação da sucção e deglutição. É considerável seguro que até, pelo menos, com 4 meses de idade a criança seja colocada para arrotar. Com o tempo, a mamãe também vai conhecendo melhor como o seu filho mama e se ele engoliu bastante ar ou não.

Pequeno Gourmet: Qual é a melhor posição que a mãe pode deixar o bebê para que ele arrote?

Dra. Márcia:  A melhor posição é a que o bebê consiga arrotar. Isso depende da preferência do bebê ou da própria mãe. As três posições mais utilizadas são:

Ombro: coloque o bebê no ombro, apoiando-o com a mão e segurando o bumbum. Dê alguns tapinhas, ou massageie, mas cuidado para não chacoalhá-lo e nem apertá-lo contra o seu corpo, o que facilita a volta do leite.

Sentado: deixe o bebê sentado de costas para você, incline o tronco dele para frente, segurando-o pelo queixo e ombro. Atenção: não balance ou incline demais, para evitar o risco de queda ou a volta do leite à boca.

Colo virado de frente: muito similar à posição anterior, mas nesse caso o bebê fica voltado para frente.

Pequeno Gourmet: Existe algum risco de engasgo neste processo?

Dra. Márcia: Ao fazer o bebê arrotar, a mãe deve tomar cuidado para não chacoalhar demais ou apertar a barriguinha. Isso facilita o retorno do conteúdo alimentar (leite), pode causar engasgos e, em casos mais graves, até asfixia. O fundamental é aguardar cerca de 10 minutos para que o arroto aconteça ou não. Este tempo garante que o estômago tenha iniciado o processo de esvaziamento, com menos leite, aí o risco de engasgo é reduzido. Vale lembrar que a hora da amamentação é o momento de vínculo entre mãe e bebê: deixe de lado o celular e busque prestar atenção só nesta hora. Muitos transtornos alimentares de adolescentes e adultos veem da fase de aleitamento materno.

 

Sobre o entrevistado
Nome: Dra. Márcia Lika Yamamura
Profissão: pediatra
Contato:

email: secretaria@center-ao.com.br

telefone: (11) 5539-5945 – 5539-5941

whatsapp (11) 96976-7118

chat online no site www.center-ao.com.br


iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER