Graviola

Porção de 100g

  • Valor energético 66kcal
  • Carboidratos 17g
  • Proteínas 1g
  • Gorduras totais 0,3g
  • Gorduras saturadas 0,1g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 1,9g
  • Sódio 14mg

Veja só que delícia de receita com Graviola

Os Nutrientes

Também conhecida no Brasil como Jaca do Pará e coração de rainha, a graviola é rica nas vitaminas C, B1, B2 e B6, tem bastante carboidrato, potássio, fósforo, cálcio, fibras, magnésio, manganês e efeito antioxidante.

Importância para as crianças

A fruta veio da América Central, mas logo ganhou o mundo e faz muito bem para os pequenos! Com destaque para sua ação analgésica, antibacteriana, antifúngica, vermífuga e até anticonvulsiva. Por ser rica em fibras, a absorção do açúcar presente na fruta é retardada, o que é positivo para pacientes diabéticos, além de ajudar no bom funcionamento intestinal. Devido a presença de algumas vitaminas e minerais, a graviola também é considerada anti cancerígena.

Hora da compra

Para escolher uma graviola madura, opte por aquelas que estão mais macias e com a parte dos espinhos mais escuras. Evite as frutas que estejam muito moles, com rachaduras ou escuras demais. Se você não for consumir a graviola no mesmo dia escolha aquelas que são verde-claras e um pouco mais firmes.

Preparo

A graviola é uma fruta bem versátil na cozinha. Ela pode ser utilizada tanto em saladas de frutas ou sucos como em um prato salgado. Nesse caso, ela é preparada como um legume e sua polpa pode ser um bom ingrediente para receitas como purê.

Atenção

A graviola pode ter a função de diminuir a pressão arterial (hipotensão), mas isso só ocorre se a fruta for consumida em excesso, acima de 2 fatias ao dia.

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Fernanda Saccolletto

 


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