Hortelã

Porção de 100g

  • Valor energético 70kcal
  • Carboidratos 15g
  • Proteínas 3,8g
  • Gorduras totais 0,7g
  • Gorduras saturadas 0,2g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 8g
  • Sódio 30mg

Veja só que delícia de receita com Hortelã

Os Nutrientes

Com aroma e sabor refrescante, essa folhinha é cheia de nutrientes para toda a família: vitamina A, vitaminas do complexo B, aminoácidos, magnésio, ácido fólico, zinco, ferro e potássio.

Importância para as crianças

As vitaminas da hortelã têm forte ação antioxidante, ajuda na saúde dos olhos e protege a pele do seu filhote. As folhinhas também podem, por conta do mentol, descongestionar o nariz dos pequenos que estão gripados e darem uma forcinha na imunidade.

Hora da compra

Você consegue encontrar dois principais tipos de hortelã nas feiras e supermercados do Brasil:

Fresca: as folhas devem ser bem verdinhas e sem manchas escuras ou murchas. Geralmente é vendida em maços.

Seca: são vendidas em vidrinhos ou saquinhos plásticos. O uso mais comum desse tipo é para chás.

Conservação

As hortelãs frescas podem ser mantidas na geladeira, em saquinhos plásticos, por até uma semana. As secas normalmente vêm com o prazo de validade de até 6 meses, e devem ser mantidas em local sem luz e sem umidade, em vidros fechados.

Preparo

Um suquinho com um toque de hortelã junto como uma fruta, como o abacaxi, fica uma delícia. As folhinhas também são ótimas para temperar saladas, legumes, sopas e pratos tipicamente árabes, como o kibe. Ah, e você ainda pode fazer uma água aromatizada com hortelã nos dias mais quentes para hidratar toda a família!

Atenção

Quando é oferecida em forma de chá, a hortelã pode ser mais forte que os outras ervas que costumamos dar para os pequenos, como camomila ou cidreira. O ideal é servi-la para as crianças a partir dos 8 meses, em temperos de receitas ou preparo no de um sucos.

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccolletto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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