Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/peque568/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4342

Alguns motivos para não dar refrigerante para o seu filho

Postado por Mamãe

Rico em açúcar, corantes, cafeína e sódio, o refrigerante pode causar problemas como obesidade e diabetes. Substituir o consumo de frutas e sucos naturais por esse tipo de bebida priva a criança de nutrientes importantes para o seu desenvolvimento e para a sua saúde.

  • Refrigerante prejudica os dentes – O PH ácido dos refrigerantes prejudicam o esmalte dos dentes e o excesso de açúcar contribui para o surgimento de cáries;
  • Aumenta o risco de desenvolver diabetes e obesidade – O excesso de açúcar dessas bebidas favorece o ganho de peso e aumento da obesidade. “Os refrigerantes são bebidas ricas em frutose, açúcar que está ligado ao aumento da resistência à insulina, problema que causa a diabetes”, segundo o artigo do site Tua Saúde.
  • Aumenta a flatulência e desconforto abdominal – Refrigerantes são bebidas gaseificadas, ou seja, contém gases. Estes gases aumentam a flatulência e o desconforto abdominal causando, muitas vezes, dor e incômodo. Podem piorar os sintomas de gastrite e até, provocar refluxo gastroesofágico.
  • Provoca insônia e alterações na pressão – A reportagem aponta que “os refrigerantes do tipo cola podem causar insônia e aumento da pressão quando consumidos em excesso por conterem cafeína, pois as crianças são mais sensíveis a essa substância.”
  • Aumento do cansaço e da irritabilidade – Os corantes e adoçantes presentes nos refrigerantes irritam o intestino e diminuem a absorção de nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso metabolismo. Como consequência o cansaço e a irritação aumentam.

A pediatra Beatriz Beltrame, sugere oferecer as crianças água, água de coco, sucos naturais de frutas e chás gelados e como estratégia, não ter refrigerantes em casa, nem pedir essas bebidas quando for comer fora. E para melhorar a aceitação do suco de fruta, pode-se utilizar copos e canudinhos coloridos e pedacinhos de fruta congelado ao invés de gelo.

 

 

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER