Lixo vazio, barriga cheia

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Desde pequenininhos, aprendemos que é errado desperdiçar comida, mas muitas vezes, na prática, acabamos mandando um monte de nutrientes pro lixo e isso pode ter um impacto que vai além da nossa cozinha.

De acordo com o último relatório da ONU, entidades brasileiras alertam para o risco do país voltar para o mapa da fome. Essa situação, que tem relação direta com fatores socioeconômicos, também está ligada à maneira com que nossa sociedade lida com os alimentos: só no Brasil, 40 mil toneladas de produtos que saem do campo se perdem pelo caminho ou, às vezes, até na própria geladeira.

Esse problema depende de muita coisa para ser resolvido, mas algumas mudanças simples, além de deixar nossa vida mais prática e econômica, podem a longo prazo ter um resultado positivo para todo mundo.

Confira as dicas do Pequeno Gourmet contra o desperdício: 

 

  • Aproveite o que tem na sua geladeira.

Usando um pouco de criatividade podemos preparar pratos saborosos e supernutritivos sem precisar de nada além do já temos em casa.

  • Crie cardápios únicos pra toda a família.

Com algumas adaptações e os mesmos ingredientes, o prato dos adultos, pode virar o papá das crianças. Muito mais fácil e, de quebra, saudável também para os grandinhos.

  • Planeje as idas ao supermercado.

Quando vamos às compras sem uma listinha é bem comum acabarmos comprando itens que não combinam entre si e sobram na dispensa.

  • Sempre que possível, tente comprar de produtores locais.

Grande parte das perdas de alimentos acontece no transporte, por isso, se comprarmos de quem está pertinho contribuímos para diminuir o desperdício.

  • Não descarte os feinhos.

Aquele legume tortinho e um pouco esquisito, ainda é nutritivo. Antes de descartar um alimento porque ele não está tão bonito, pense que as propriedades nutricionais ainda são as mesmas.

  • Pesquise maneiras de usar os ingredientes de forma integral.

As folhas da beterraba, por exemplo, viram uma saladinha deliciosa, talos de verduras e até cascas de cebola são excelentes para fazer um caldo de legumes caseiro e cheio de sabor.

Assumir o comando da nossa alimentação e fazer escolhas saudáveis e equilibradas é uma grande mudança, tanto para a saúde quanto para o bem-estar do planeta. Então, vamos fazer a diferença para evitar o desperdício e começar a transformação no fundo de nossas panelas.

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER