Alimentação saudável na escola

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Suco de caixinha e salgadinhos da cantina ou suco de frutas frescas e sanduichinho com pão integral? Segundo reportagem do Portal UOL, quase metade das crianças que estudam de manhã, tomam apenas um copo de leite antes de saírem de casa, e fazem sua primeira refeição na escola. O que só ressalta a importância do conteúdo saudável que levam na lancheira, do que recebem da escola ou compram na cantina.

O problema começa quando trocam uma merenda como uma fruta ou um alimento saudável por um industrializado, rico em sódio e gorduras.

Para amenizar essa situação, colégios do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e outras cidades aprovaram a lei de restrições quanto aos alimentos vendidos nas escolas. Mas, nem sempre as cantinas acatam essa regulamentação. Segundo a nutricionista especializada em nutrição escolar, Martha Fonseca Paschoa  Amódio disse em entrevista à UOL, os erros  estão principalmente na falta de informação e nas escolhas erradas na hora de expor os alimentos saudáveis na cantina. Ao colocar uma fruta feia, por exemplo, ao lado de um alimento industrializado que chama atenção, a opção mais saudável não sairá como vencedora.

Como podemos melhorar

Seja na escola ou fora dela, aqui no Pequeno Gourmet a gente espera ver as crianças sempre com muita saúde. E para ajudar a mamãe a preparar o lanchinho do seu filhote da forma certa, resolvemos separar algumas dicas práticas. Confira:

Lanchinho completo: segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, uma lancheira deve ter um líquido, um carboidrato, uma fruta e uma proteína. Como preparar isso? Muito fácil: para os líquidos escolha sucos naturais (de preferência feitos pouco antes do pequeno ir para escola), os carboidratos e proteínas podem estar juntos em um sanduíche saudável preparado pela mamãe, e a frutinha pode variar conforme a estação e o gosto da criança.

Chame o pequeno para ajudar: aqui a gente é muito a favor de fazer o filhote colocar a mão na massa e entender a origem dos alimentos e seus benefícios. Que tal, então, chamá-lo para ajudar na hora de arrumar a lancheira? Peça uma forcinha para montar o sanduíche, lavar a fruta, e explique como aquele lanchinho pode ajudar ele a ficar cada dia mais forte.

Na dose certa: lembre que na hora do recreio a criança irá apenas fazer um lanche entre as refeições, portanto, nada de exageros. Um lanchinho, um suco e uma fruta já estão de bom tamanho para esses minutinhos de merenda. Exagerar no conteúdo da lancheira pode gerar o desperdício, ou fazer seu filho comer a mais do que ele realmente precisa, o que leva a obesidade.

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER