Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/peque568/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4342

No Brasil, 1 a cada 2 bebês consomem alimentos ultraprocessados

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Promover a alimentação adequada do seu filhote desde a primeira infância é fundamental para garantir uma boa saúde. O Pequeno Gourmet  defende essa bandeira, por isso ficamos assustados com esses dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde.

Segundo uma pesquisa recente, realizada com pais de 38.566 de crianças na faixa etária de até 23 meses em Unidades Básicas de Saúde de todo o país, somente 14% desses bebês consumiram alimentos ricos em ferro antes da consulta médica, enquanto 56%  consumiram algum tipo de comida ultraprocessada .

Esse número é alarmante principalmente, porque justifica as principais causas da obesidade infantil no país. Entre as principais guloseimas ultraprocessadas ricas em sódio, gorduras e açúcares que os pequenos comem ainda na primeira infância estão os biscoitos recheados (32%), o macarrão instantâneo (27%) e as bebidas adoçadas (40%).

Vale lembrar que é sempre muito importante que o seu filhote fique longe dos alimentos industrializados. A comida natural, feita em casa, é sempre a melhor opção, além do aleitamento materno.

Em entrevista ao site do Portal Brasil a nutricionista da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Sara Araújo, ressaltou a importância dessa alimentação adequada nos primeiros meses de vida da criança: “Devemos fazer uso de alimentos in natura ou minimamente processados na base da alimentação (…) entendemos que o aleitamento materno deve ser continuado até os dois anos de idade ou mais e garantir uma alimentação adequada e variada, com presença de alimentos ricos em ferro e vitamina A.”

Para garantir que seu pequeno tenha sempre muita saúde e fique longe do sobrepeso, garanta uma alimentação saudável na rotina dele. Aqui no Pequeno Gourmet, temos várias dicas para você começar a deixar o prato do seu filho colorido e saudável!

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER