Berinjela

Porção de 100g

  • Valor energético 20kcal
  • Carboidratos 4,4g
  • Proteínas 1,2g
  • Gorduras totais 0,1g
  • Gorduras saturadas 0g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 2,9g
  • Sódio 0mg

Veja só que delícia de receita com Berinjela

Os Nutrientes

A berinjela apresenta uma boa função antioxidante, graças à presença de ácidos flavonoides, clorogênico e cafeíco. Ela também é uma boa fonte de manganês e vitaminas B1 e B6.

Importância para as crianças

A berinjela ajuda bastante a regular as funções intestinais dos pequenos a prevenir doenças cardiovasculares e combate o LDL, o chamado de mau colesterol.

Hora da compra

Há diferentes tipos da berinjela disponíveis no mercado, a mais comum delas é a italiana (de cor púrpura ou rosada e quase sem sementes) , mas alguns pratos do seu filhote podem também levar como ingrediente a versão “baby” chamada de miniberinjelas. Na hora de escolher o legume, avalie se a casca está brilhante e sem deformações ou manchas marrom, a folha deve estar verdinha e grudada nas extremidades do legume.

Preparo

A berinjela é um legume bem versátil e pode ser preparada de diversas formas para agradar o paladar dos pequenos. Você pode fazer uma salada com ela, uma conserva para comer com torradinhas ou mesmo a versão ao forno, que é uma ótima opção para o almoço. Outra boa sugestão é preparar uma deliciosa lasanha de berinjela, e substituir a massa pelo legume.

Atenção

Conserve a berinjela em ambiente fresco, mas fora da geladeira. Evite armazená-la cortada, já que ela pode sofrer com o processo de oxidação e perder alguns dos seus nutrientes.

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Dra. Fernanda Saccolletto

 


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