Gengibre

Porção de 100g

  • Valor energético 70kcal
  • Carboidratos 15g
  • Proteínas 1,67g
  • Gorduras totais 0,8g
  • Gorduras saturadas 0,2g
  • Gordura trans 0g
  • Fibra Alimentar 2,8g
  • Sódio 12,5mg

Veja só que delícia de receita com Gengibre

Os Nutrientes

Temos que agradecer aos nossos amiguinhos do Oriente. Há muitos anos eles trouxeram especiarias que enriquecem nosso papá até hoje, e o gengibre é uma delas. Rico em vitaminas A, E, B6, minerais como potássio, magnésio e cobre, ele ainda tem função antioxidante.

Importância para as crianças

Apesar de muitos pensarem que o gengibre é uma raiz, ele é um caule que fica debaixo da terra, por isso é chamado de rizoma. Faz bem para os pequenos principalmente na época do frio, porque ajuda a combater a rouquidão, gripes, resfriados e pode melhorar os sintomas da bronquite. O gingerol, responsável pelo gostinho picante, ainda é anti-inflamatório e alivia enjoo e náuseas.

Hora da compra

O gengibre está com aparência ressecada? Não leve para casa! Se estiver assim, a raiz pode estar murcha por dentro. Os mais firmes, de cor clara e lisos são a melhor escolha. Vale lembrar que, quanto mais velho, mais picante será o seu sabor. A melhor época para comprar é de maio a junho.


Conservação

O gengibre pode ser armazenado na geladeira por até três semanas, mas evite guardar nas gavetas, porque ele pode estragar com a umidade. No congelador, ele dura 6 meses, e em temperatura ambiente, 2 semanas. Você pode encontrar essa especiaria também em pó. Aí o mais indicado é guardar em recipientes de vidro hermeticamente fechados, em local fresco, escuro e seco, por até 6 meses ou conforme o fabricante.

Preparo

Ralado, em pedaços ou batido num suco. O gengibre pode ser o tempero de receitas como legumes ao vapor, creme de abóbora ou carnes.

Atenção

Antes de o bebê chegar, o gengibre pode ajudar a futura mamãe a aliviar alguns sintomas da gravidez, como enjoos e náuseas. Consulte seu médico antes de incluir esse ingrediente no cardápio.

 

Conteúdo revisado pela nutricionista Fernanda Saccoletto


iconComentários