O melhor modelo de alimentação saudável do mundo

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Frutas, legumes, verduras e peixes frescos, baixos teores de gordura. Assim é o cardápio dos japoneses, tão saudável que foi considerado o melhor modelo global de alimentação saudável do mundo, pela Organização das Nações Unidas (ONU). E o Pequeno Gourmet descobriu que os nossos amigos de olhinhos puxados também têm as menores taxas de obesidade entre os países desenvolvidos: só 4% da população sofre com o sobrepeso.

Regras para cozinhar!

Conhecer a fundo as propriedades de cada alimento e a melhor maneira de prepará-los, faz parte de uma tradição da culinária japonesa chamada Washoku, considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial. E com ótimas regrinhas para a gente se inspirar:

Respeito à natureza: eles se alimentam de ingredientes frescos e apenas disponíveis a cada época. Aposte nos orgânicos e nos alimentos da estação!

Peixe e pouca gordura: os asiáticos costumam comer muitas receitinhas com peixe! A carne branca é super saudável para crianças, adultos e idosos . Carnes vermelhas não são prioridade no cardápio, e a gordura é evitada.

Beleza no prato: segundo a cultura japonesa devemos sempre preparar uma refeição com o cuidado de quem “come primeiro com os olhos”. Tudo muito colorido, bonito e saudável. Que tal deixar o pratinho do seu filho assim?

Agradecer sempre: antes de cada refeição, eles pronunciam a palavra “itadakimasu”, que significa “eu humildemente recebo”, o que simboliza a gratidão aos animais e às plantas pelo alimento! Um hábito simples, mas que faz os pequenos darem valor ao papá e ainda aprenderem a valorizar a natureza!

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