Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/peque568/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4342

Tendência de alimentação saudável para 2017?

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Se cada ano que começa tem uma moda diferente de roupa, cor, ambiente… Por que não ter também uma tendência de alimentação saudável? Foi esse assunto que milhares de estudiosos e pesquisadores da alimentação discutiram no final do ano passado em um evento chamado Food and Nutrition Conference and Expo (Conferência e Exposição sobre Alimentação e Nutrição).

Dessa reunião saiu o resultado de que os “trends” de 2017 quando o assunto é alimentação serão as proteínas vegetais, frutas, legumes, verduras e gorduras boas! E o que está fora de moda? Excesso de industrializados e de açúcar!

Os destaques

Como toda tendência, claro que a alimentação de 2017 também tem seus destaques. E para mostrar como essa moda também pode ajudar as crianças, o Pequeno Gourmet pediu as dicas da nossa nutricionista Fernanda Saccoletto:

Sorgo

Se você nunca ouviu falar nesse grão, sem desespero! O sorgo é mesmo ainda pouco utilizado na cozinha, mas já se mostra um grande ingrediente para 2017. Ele tem um ótimo valor nutricional com altos teores de ferro, zinco, proteínas, fibras, vitamina E e alta capacidade antioxidante, que pode ajudar no combate a doenças crônicas como diabetes, obesidade e câncer. O sorgo ainda é livre de glúten, o que pode ajudar as crianças que têm intolerância alimentar.

Como servir: A dica da nossa nutricionista é fazer uma pipoca com esse grãozinho (diferentemente da maioria do milho comercializado, ele não é transgênico)! Para isso, separe ½ xícara (chá) do grão integral de sogro por pessoa, acrescente 1 colher (sopa) de azeite na panela, ligue o fogo e espere pipocar e pronto você já tem um ótimo snack! Para o tempero faça um mix de ervas com orégano, tomilho, alecrim e salsinha bem picados, e se preferir acrescente um pouquinho de sal marinho. Na hora de servir, cuidado para as crianças não engasgarem!

Grãos Germinados

A tendência é germinar as sementes como feijão azuki, gergelim, lentilha … Um processo que pode ser feito em casa, ou você pode comprar esses grãos já germinados nos supermercados (o que evita o risco de contaminação em casa). Essa moda parece que vai ganhar mesmo destaque em 2017, porque esses grãos têm um valor nutricional altíssimo, são ricos em proteínas, vitaminas, minerais e de fácil digestão.

Como servir: podem ser usados normalmente, como os não germinados, em saladas e ficam gostosos quando temperados com azeite, salsinha, cebolinha e cebola roxa.

Proteínas vegetais

Apostar nos vegetais já é uma tendência! As proteínas de origem vegetal são excelentes fontes de nutrientes para o cardápio das crianças, principalmente para aquelas que são intolerantes a lactose. Mas, se o seu filho não tem nenhuma alergia, não é recomendável, segundo a nutricionista, excluir totalmente a proteína de origem animal das refeições.  

Como servir: tem muita receita gostosa com proteínas vegetais como risotos, saladas e até receitas que levam leite de coco, de amêndoas e de arroz como ingredientes. Dá ainda para preparar bebidas vegetais, como uma vitamina de leite de amêndoas com morangos ou substituir o leite normal por leite vegetal em receitas como bolos e doces, por exemplo e até mesmo um mingau diferente, como dessa receita:

Mingau com proteínas vegetais

Ingredientes

3 colheres (sopa) de aveia em flocos grossos

¼ xícara (chá) de leite vegetal de aveia ou amêndoas

1 colher (sopa) de chia

1 colher (sopa) de cranberry

Raspas de nozes à gosto

Modo de Preparo:

Coloque a aveia e o leite vegetal em um pote e leve à geladeira.  Deixe lá por até 8 horas, depois acrescente a chia e a cranberry. Se quiser acrescente outras frutas frescas na mistura e as raspas de nozes!

Gorduras Boas

Essas não saem de moda e são sempre uma excelente opção para adultos e crianças. As gorduras chamadas boas atuam no desenvolvimento do cérebro, na saúde do sistema vascular, na formação dos hormônios e ainda ajudam o organismo a absorver as vitaminas A, D, E e K.

Como servir: receitinhas que com azeite, amêndoas, castanhas, nozes, abacate e alguns peixes estão entre as alternativas!

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER