Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/peque568/public_html/wp-includes/formatting.php on line 4342

Sebo nas panelas! Gordura faz bem à saúde

Postado por Equipe Pequeno Gourmet

Mais gordura, menos carboidrato e uma porção de equilíbrio

Lembra daquela pirâmide alimentar que era o guia de uma nutrição saudável: muito carboidrato, pouca proteína e quase nenhuma gordura? Parece que ela anda meio de cabeça pra baixo. Estudos recentes mostram que o consumo moderado de gorduras – incluindo as temidas gorduras saturadas – aliado à redução de carboidratos é a melhor saída para viver bem e por mais tempo.

Quer dizer que incluir mais gordura na alimentação faz bem?

Isso mesmo. Pesquisadores canadenses constataram que consumir gorduras equivalentes a 35% das calorias diárias, pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares em até 23%, enquanto o consumo de mais de 60% de carboidratos aumenta esse risco. A razão é que o excesso de carboidratos é facilmente armazenado como glicose no corpo, o que aumenta o nível do açúcar no sangue e contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e obesidade.

Novos vilões da vida saudável

As mudanças nos mocinhos e bandidos da boa nutrição são um reflexo dos nossos hábitos e excessos. Se formos pensar no padrão alimentar brasileiro, por exemplo, o consumo de carboidratos na forma de açúcares e produtos industrializados está cada vez maior e é introduzido na alimentação desde muito cedo, é só olhar para os produtos desenvolvidos para crianças: pãezinhos, biscoitos e bolinhos são os campeões das lancheiras e dos lanchinhos.

Tire o exagero da base da pirâmide

Nossas vovós já diziam que tudo que é demais faz mal. Se formos considerar índices de obesidade infantil crescentes, esse nova proposta de alimentação, que preza pelo equilíbrio, faz bastante sentido. Mais importante do que restringir o consumo de um tipo de alimento, nós do Pequeno Gourmet acreditamos que essa é a chave para uma vida saudável: cultivar uma alimentação diversificada, sem restringir nenhum grupo alimentar, criando hábitos saudáveis, desde a infância.

Então, quando for escolher entre mais um pãozinho ou um punhado de castanhas, ouça o seu coração e equilibre, sempre.

Saiba mais:

Uni, duni, tê… Qual óleo escolher?

Cozinhar com azeite faz bem para a saúde do seu filhote!

Já ouviu falar da manteiga ghee?

Salada verde com figos grelhados, nozes e gorgonzola

Patê de ricota com limão siciliano

iconComentários

Imagine receber toda semana uma coletânea dos posts mais legais do Pequeno Gourmet.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER